quinta-feira, 4 de março de 2010

CAI EM 30% O TOTAL DE ÁREAS DESMATADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO



Balanço divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente aponta que após dois anos de aumento do desmatamento no Estado de São Paulo, o tamanho das áreas devastadas em 2009 caiu em cerca de 30% na comparação com o ano anterior. Os dados levam em conta somente as áreas de floresta e cerrado denso - comum na região central do Estado, como em Bauru - e incluem tanto o desmatamento autorizado pelo governo como cortes clandestinos, sem licença do governo. 

Embora o resultado seja considerado positivo pelo governo José Serra (PSDB), o Estado perdeu no ano passado 3.205 hectares de matas importantes, área que equivale a 20 parques como o Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Em 2008, o número foi de 4.742 hectares. 

O mesmo ritmo de queda, de um terço entre 2008 e 2009, foi observado quando se comparam as áreas em que a retirada da vegetação foi feita após licença do governo. A área total de vegetação autorizada para corte em 2009 alcançou 1.813 hectares e se concentrou na Baixada Santista, que respondeu por quase metade do total: 835 hectares. 

Fonte: Folha de S. Paulo.

Um comentário:

  1. Pois é, não é grande coisa mas certamente é melhor do que o que se passa no ES, onde opera o circo do licenciamento ambiental de Paulo Hartung

    ResponderExcluir